Dia do Jornalista é o tema de estudos na turma do 5º ano

AUTORA
Merilim Ruliani Pereira Puchta, 5º ano A

Primeiramente foram apresentados aos alunos a proposta da aula tendo como tema central o dia do Jornalista - 7 de abril

Comecei mostrando a história do Jornal, apresentando curiosidades sobre o mesmo e vendo as características desse gênero tão importante, vendo as sessões de manchete, classificados… Os alunos disseram que também assistem jornal na TV, citando programas que apreciam!

Em seguida, partimos para a 64ª Videoaula Especial do Vamos Ler onde Jornalistas do Grupo aRede falam da profissão em videoaula, aula essa em virtude do Dia do Jornalista (7 de abril)… Os alunos gostaram muito dessa aula e ficaram muito curiosos com as diferentes profissões dentro de uma emissora de Jornal!

Após, comparamos o que vimos no vídeo com o jornal impressos!

Um dos desafios propostos nessa videoaula era gravar a profissão que mais gostaram ao assistirem gravamos um breve reportagem tendo os alunos como protagonistas dessa ação! E o que eles mais gostaram foi a do Diagramador

Na sequência da aula e como meio de estimular ainda mais a aprendizagem dos alunos nas avaliações externas que são realizadas com a turma, partimos com o estudo de um simulado sobre fato ou opinião, relacionando com o assunto vivenciado durante a aula, selecionando as informações verdadeiras ou falsas!

Num próximo momento utilizando as aulas de Matemática e Geografia trabalhamos raça e gênero - Reportagem sobre: Negros são menos de 1/3 dos jornalistas no Brasil, diz estudo!

Para finalizar, e não menos importante, cada aluno utilizando o Tablet pesquisou uma Fake News para posteriormente ser apresentada para a turma!!

Durante esses dois dias produtivos, pude ver muito aprendizado e conhecimento dos alunos!!!!








































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Árvore foi a nossa temática da semana!

Videoaula especial sobre autoconfiança motivou os alunos de nossa turma